voltar

Em exposição de fotografias no IMS alunos conhecem a luta dos Yanomami

30/10/2019

A turma do Primeiro Ano do Curso Normal Superior visitou, no dia 26 de outubro, a retrospectiva do trabalho da fotógrafa Claudia Andujar, que tem como tema a luta dos índios Yanomami. No Instituto Moreira Salles, na Gávea, os alunos conheceram a obra de Claudia, que dedicou sua vida a proteger um povo indígena ameaçado de extinção. A  visita fez parte das atividades da disciplina “Alfabetização Cultural”.

Ministrada ao longo dos três anos do curso, a matéria tem como objetivo a ampliação do espectro de interesses culturais dos alunos através da visita a exposições, de arte, concertos e passeios que proporcionam contato com diversas linguagens artísticas. Nesse processo, os alunos conhecem e apropriam-se de espaços que consideravam inacessíveis. Apenas duas alunas já conheciam o IMS.

“Não estou acostumada a ir para esses espaços. Trabalhei  na Escola Americana (que também fica na Gávea) durante 5 anos e nunca tinha vindo  aqui”, comentou a aluna Ingrid Nascimento. Ela disse também que gostou de saber que a fotógrafa preocupou-se em ganhar a confiança dos Yanomani antes de começar a fotografá-los, e todos refletiram sobre a importância dessa conquista na Educação.

A professora Melissa Lamego, responsável pela disciplina, acentuou que os espaços culturais da cidade existem para ser frequentados, e que todos podem e devem usufruir deles.


Comentários