voltar

Shakespeare desembarca no Pró-Saber

25/09/2019

William Shakespeare desembarcou no jardim do Pró-Saber na segunda-feira 9 de setembro, com a apresentação de “Hamlet”, em adaptação encenada por alunos do 5º ano da Escola de Educação Integral Padre Quinha, do Vale do Cuiabá. Foi uma oportunidade de mostrar a alunas e professores do Curso Normal Superior e da Pós-Graduação em Psicopedagogia do Pró-Saber a riqueza do trabalho desenvolvido na escola, que tem coordenação pedagógica do Instituto. A apresentação atraiu também moradores do Humaitá, e estudantes de escolas do bairro. A orquestra do Núcleo Vale do Cuiabá da Ação Social pela Música do Brasil brilhou na apresentação, dando um clima especial ao drama do príncipe da Dinamarca. 

Desde 2015, os alunos da Escola Padre Quinha participam de uma proposta pedagógica denominada “Pedagogia da Descoberta”, que se caracteriza por desafiar os alunos a descobrir o tema do projeto educacional. É uma aposta na curiosidade como motor do aprendizado. Ao longo do primeiro semestre, eles são apresentados quinzenalmente a desafios reais, cuja decifração os leva gradualmente à descoberta principal, além de construir o contexto histórico correspondente.

O segundo semestre é dedicado ao estudo do tema principal e tudo o que foi aprendido ao longo do ano resulta em uma grande apresentação para as famílias e a comunidade do Cuiabá. Em 2018, a festa de encerramento reuniu cerca de 750 pessoas. Além de Shakespeare, já foram temas na Padre Quinha a ópera, os museus, e o escritor Machado de Assis.

A E.E.I. Padre Quinha é uma escola pública confessional, que mantém convênios com a Mitra Diocesana de Petrópolis e com a Prefeitura Municipal de Petrópolis, e tem seu funcionamento baseado nos princípios que regem as Parcerias Público-Privadas (PPP). A escola é o Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, que desde 2011 tem sido responsável tanto pela orientação metodológica quanto pela supervisão pedagógica da escola. A Padre Quinha é referência em Educação na região, pelos resultados que vem alcançando.


Comentários