Novidades

Retrospectiva: 30 anos em uma semana de festa

Uma festa tão linda quanto a dos 30 anos do Pró-Saber merece ser lembrada em detalhes. Por isso, preparamos uma retrospectiva de tudo o que aconteceu na casa do Largo dos Leões entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro. Nesses nove dias intensos, cerca de 5000 pessoas visitaram a exposição Constelar, assistiram a palestras, emocionaram-se com música e poesia, e conheceram melhor o trabalho do Pró-Saber.


A abertura das comemorações aconteceu em grande estilo. Mais de 600 pessoas estiveram na sede do Pró-Saber no sábado 26/8 para a vernissage da exposição Constelar, que teve a participação do grupo “Choro da Glória”. O primeiro fim de semana fechou com apresentação da orquestra dos alunos da Escola de Educação Integral Padre Quinha, que faz parte do projeto Ação Social pela Música do Brasil no Vale do Cuiabá, em Petrópolis-RJ. Acompanhados de suas famílias, eles emocionaram a todos com um repertório variado, que ia de "Xodó" e "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, a “We will rock you”, da banda inglesa Queen, passando por "Hino à Alegria", de Beethoven, e “Over the Rainbow”, imortalizada por Judy Garland no filme “O Mágico de Oz”.


Cerca de 250 crianças de oito escolas participaram de visitas guiadas à exposição Constelar ao longo da semana. Curiosas e atentas, percorreram a sede do Pró-Saber na companhia de um time de monitores, tecendo comentários como “vocês cozinham muito por aqui, né?”, diante da escultura que Camille Kachani fez com fósforos usados, ou “legal, porque a madeira é o osso da árvore”, sobre o trabalho de Afonso Tostes com ferramentas cujos cabos são representados como ossos.

Eventos e palestras ofereceram oportunidades diversas de reflexão. Na segunda-feira, alunas do Pró-Saber e da PUC-RJ, com participação de pesquisadores do Instituto Moreira Salles, tiveram um rico encontro sobre a importância da estética na formação de professores, depois de uma visita guiada à exposição “Constelar”.

A atuação do Pró-Saber fora do município do Rio de Janeiro foi assunto de três apresentações na terça-feira. Maria Cecília Lins, fundadora do Pró-Saber São Paulo, narrou a experiência  do Pró Ler e Brincar, desenvolvido na comunidade de Paraisópolis (http://prosabersp.org.br/pro-ler-e-brincar/). Voltado para crianças de 4 a 12 anos, o programa atende atualmente a 124 crianças, e tem fila de espera de outras 300.  Através de um vídeo sobre o projeto “Ópera na Escola”, (https://youtu.be/C3uu4reTZTM) a professora Ana Lúcia Antunes,  da Escola de Educação Integral Padre Quinha, no Vale do Cuiabá, mostrou o trabalho desenvolvido na escola que é o colégio de Aplicação do Pró-Saber (http://www.centroedusantaterezinha.org/). Melissa Lamego, professora do Pró-Saber, apresentou a “Fazenda Vira-Mundo”, projeto educativo-comunitário baseado no intercâmbio de conhecimentos em cultura e natureza que está em fase de implantação no Brejal, na Região Serrana do Rio (https://www.vira-mundo.com/).

 

 

Na quinta-feira, as alunas da Graduação do Pró-Saber mostraram com dança, música, poesia e exemplos concretos como pensam em contribuir para uma vida melhor nos lugares onde vivem e trabalham. Os projetos tratam de temas como a valorização dos artistas locais, memória da comunidade e sustentabilidade. E Aristeo Leite Filho, diretor da escola Oga Mitá, analisou a Base Nacional Curricular da Educação Infantil.

 

Em todos os dias de semana, palestras lotaram o auditório do Pró-Saber. Na segunda, em palestra intitulada “Pró-Saber... o quê?”, a jornalista e escritora Rosiska Darcy de Oliveira chamou a atenção para a mudança de era que estamos vivendo, e para a importância de escolher os caminhos da educação que será proposta às crianças e jovens. Na terça, o teólogo e escritor Frei Betto falou sobre a importância da dimensão espiritual da educação, destacando a diferença entre espiritualidade e religião. O psicanalista Joel Birman foi o palestrante de quarta-feira, com o tema “Psicanálise e experiência estética na modernidade”, Na quinta-feira, a relação entre a poesia de Cecília Meireles e a educação foi abordada pela professora Margarida Souza Neves, da PUC-RJ. O filósofo Tomás Prado, que participou por sete anos de projetos do Pró-Saber,  fechou a  semana com a palestra “Distopia e lugares extraordinários”.

 

 

 

 

A festa teve dois momentos de puro encantamento na quarta e na quinta-feira, com leituras de textos do dramaturgo inglês William Shakespeare e de uma adaptação da peça “O Rinoceronte”, de Eugène Ionesco. Na quarta, um elenco formado por Augusto Madeira, Claudio Mendes e Ana Paula Pedro, leu sonetos e trechos de peças famosas de Shakespeare, como “Romeu e Julieta” e “Ricardo III”, conduzidos por Fernanda Medeiros, professora de literatura inglesa da UERJ. Na quinta, um afinadíssimo grupo formado por Ana Paula Pedro, Bruce Gomlevsky, Carolina Chalita, Paula Sandroni, Mária Ribeiro, Renato Reston e a cantora Zélia Duncan leu adaptação de “O Rinoceronte”, texto utilizado como metáfora nos 30 anos do Pró-Saber para representar a resistência do humano frente à “rinocerontização” da humanidade.

 

No fim de semana, a música voltou à cena, lotando o jardim da casa do Largo dos Leões. Na sexta, o show de Elza Maria, que foi professora de Música no Pró-Saber, terminou com uma apoteose de alegria. Depois do samba “De Pernas pro Ar”, de Ciça da Silva, todos cantaram um “Parabéns pra Você” em homenagem aos 30 anos do Pró-Saber.

No sábado, Billy Blanco Jr.  fez um recital delicioso de voz e violão, que visitou clássicos da MPB, com canções de Milton Nascimento, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Dolores Duran e, claro, Billy Blanco. Rita Lee e Os Tribalistas, marcaram presença.  

Também no sábado, os alunos da Escola Municipal Joaquim Abílio Borges que participam do programa Pró-Saber/Sesi Matemática encerraram as apresentações dos projetos de Ciências que desenvolveram a partir de março deste ano. (https://extra.globo.com/noticias/rio/projeto-ajuda-alunos-de-escola-municipal-com-dificuldade-em-matematica-21739547.html).

O sol iluminou o último domingo de comemorações, que teve apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e terminou em samba, com o grupo “Filhos do Samba”. Os jovens da orquestra, que homenagearam o Pró-Saber na Sala Cecília Meirelles no dia 17/8, voltaram a emocionar. Dois pontos altos da performance desse grupo, que faz parte da Ação Social pela Música do Brasil, foram “Adiós Nonino”, de Astor Piazzolla, e “Mourão”, de Guerra-Peixe. Para encerrar, o grupo “Filhos do Samba” preparou um repertório de clássicos que levantou a plateia. Uma apoteose de alegria, que fechou com chave de ouro uma festa inesquecível. 


Compartilhe essa postagem:

Postagens Relacionadas: