Quem somos

PRÓ-SABER: 30 ANOS

Uma festa inesquecível

Entre os dias 26 de agosto e 03 de setembro de 2017, a sede do Pró-Saber no Largo dos Leões, Rio de Janeiro, recebeu uma grande festa. Cerca de 5000 pessoas circularam pelo local, visitaram a exposição Constelar de arte contemporânea, assistiram a palestras, emocionaram-se com música e poesia e conheceram melhor o Pró-Saber. celebrando 30 anos dedicados à educação.

Esses dias estão registrados aqui, assim como depoimentos de pessoas que fazem parte dessa história e vídeos de projetos que marcaram três décadas de sonho e resistência.

A exposição, que teve curadoria de Marcelo Campos e concepção de Leila Scaf, refletiu o espírito do Pró-Saber, no qual a Arte e a Filosofia ocupam papel central na formação de professores. Foram exibidas obras de 19 artistas, que estão entre os nomes mais expressivos da cena contemporânea brasileira.

O Pró-Saber começou em 1987, como Centro de Estudos e Atendimento Psicopedagógico. E foi se qualificando até criar, em 2004, o Instituto Superior de Educação, que forma, em serviço, professores que trabalham em escolas públicas de Educação Infantil situadas em comunidades de baixa renda.

O Pró-Saber já formou 380 professores, cujo trabalho beneficiou e beneficia, direta e indiretamente, cerca de 24 mil pessoas, entre crianças, professores e profissionais de educação infantil em 133 creches de 67 comunidades do Rio de Janeiro.