1.500 crianças à espera de vaga em creche no Rio
01/06/2023A Primeira Infância é a principal fase do desenvolvimento do ser humano. De 0 a 6 anos estabelecem-se as bases para a saúde física e emocional da criança, assim como as aptidões cognitivas e sociais necessárias ao desenvolvimento individual de cada uma. Apesar do reconhecimento da importância dessa etapa, o acesso a creches (0 a 3 anos) ainda está longe da necessária universalização. Nessa faixa, uma em cada quatro crianças está fora da creche.
Por esse motivo, a Câmara Municipal sediou um debate na segunda-feira 29 de maio em busca de caminhos para reduzir a fila e garantir o direito das crianças. A iniciativa foi do vereador Pedro Duarte (Novo) que coordenou um relatório intitulado “Há vagas? Como as creches comunitárias têm contribuído para a redução do tamanho da fila na cidade do Rio de Janeiro?”.
A mesa do debate foi composta pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara, Márcio Santos, pelo Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, pela presidente da Associação das Creches e Pré-escolas do Rio de Janeiro, Regina Luzia Ferreira, pela inspetora geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município e Rodrigo Azambuja, coordenador de Infância e Juventude da Defensoria Pública do RJ. A professora Claudia Sabino, que coordena o estágio do Curso Normal Superior do Pró-Saber e o trabalho de três creches no Morro do Borel (Tijuca), participou do evento.
Se quiser acesso ao relatório, aponte a câmera do celular para o QR code:
prodaja stanova pik smrtovnice avaz knjige cvijece blumen horoskop kalkulator online