“Ao Largo” explora várias faces do humor em sua 12ª edição
26/04/2024A revista “Ao Largo” inaugura uma nova etapa editorial em sua 12ª edição, com
textos que refletem sobre o humor e suas manifestações no cotidiano, nas artes
e no riso. Responsáveis pela edição, Fernanda Medeiros, professora de
Literatura Inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Pedro Bonfim,
filósofo e professor do Pró-Saber, justificam a escolha do tema deste número da
revista, que foi criada em 2015 para pensar a interseção entre arte, pensamento
e educação.
“Enquanto prática viva no Pró-Saber, o humor mantém desperta uma disposição de ver o mundo de cabeça para baixo, enxergá-lo pelo avesso, acreditando em uma educação transformadora de si e do real através da alegria.”
A nova edição traz como abertura uma entrevista com a atriz, palhaça e professora de teatro Soraya Saide, que narra sua experiência em dois projetos muito conhecidos e marcantes: o Doutores da Alegria e o Palhaços sem Juízo.
Em artigo sobre o carnaval e a cultura popular, a antropóloga e professora Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti apoia-se nos estudos de Mikhail Bakhtin (1895-1941) e Peter Burke (1937-) para analisar as raízes históricas do carnaval e mostrar o ritual de renovação, riso e alegria da cultura carnavalesca.
Marlene Soares dos Santos e Aimara Resende, duas das maiores estudiosas da obra de William Shakespeare (1564-1616), discorrem sobre o humor na obra do dramaturgo inglês. Pedro Bonfim, filósofo e professor do Pró-Saber, explora “O Riso”, de Henri Bergson (1859-1941), uma das mais importantes obras filosóficas sobre o cômico. Gregório Duvivier fecha a edição com o resgate de uma ida ao teatro quando era criança.
A 12ª edição é dedicada a Julieta Inés Hernández, a palhaça Miss Jujuba, assassinada em janeiro de 2024.