PRÓ-SABER RECEBE A MEDALHA PEDRO ERNESTO
17/03/2023O jardim do Pró-Saber ficou lotado na sexta-feira 17 de março. A festa de entrega da Medalha Pedro Ernesto recebeu mais de 250 pessoas e teve muita alegria e emoção. A iniciativa foi do jovem vereador Pedro Duarte, que enfatizou em seu discurso o trabalho desenvolvido pelo Pró-Saber na formação de professores e professoras de Educação Infantil. “Uma creche não pode funcionar bem sem profissionais qualificados”, disse. A Medalha Pedro Ernesto é a principal honraria concedida pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro a pessoas e instituições que trabalham por um Rio de Janeiro melhor.
Rosiska Darcy de Oliveira, cofundadora do Projeto Constelação, foi aplaudida de pé depois de um discurso emocionado, em que saudou a sua amiga-irmã Maria Cecilia Almeida e Silva enfatizando sua coragem no trabalho que realiza à frente do Pró-Saber. Rosiska ressaltou a importância e a força das mulheres, em particular das professoras. Militante histórica do movimento feminista, disse que antes falava-se no "movimento de mulheres", e agora são "mulheres em movimento".
Maria Cecilia Almeida e Silva, fundadora e reitora do Pró-Saber, fez uma surpresa que emocionou a todos. Depois de receber a medalha, entregou-a a Sebastião Antonio de Oliveira. "Há 35 anos Tião abre as portas do Pró-Saber".
No encerramento da cerimônia, a professora Janaína Fernandes Loiola, formada pelo Curso Normal Superior do Pró-Saber, leu a saudação que fez aos professores em sua formatura, no ano passado.
O samba "De pernas pro ar", de Ciça da Silva, que é o hino do Pró-Saber, abriu a festa, puxado pela cantora Elza Maria e um grupo de sambistas de músicos da Mangueira.
Pedro Ernesto foi prefeito do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, nos anos 1930, e desenvolveu um trabalho admirável nos campos da Saúde e da Educação. Em sua administração, foram criadas escolas nas áreas pobres da cidade, o Instituto de Educação, a Universidade do Distrito Federal e construídos os hospitais Getúlio Vargas, Carlos Chagas, Miguel Couto e Pedro Ernesto.
Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo sobre o trabalho do Pró-Saber, que você pode assistir aqui