Seminário Debate Desafios e Possibilidades da Educação Contemporânea no Pró-Saber
09/07/2024Em meio a um cenário de rápidas mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e comportamentais, o papel da educação e dos educadores se torna cada vez mais desafiador. Para abordar essas questões, o Instituto Superior de Educação Pró-Saber promoveu em junho o seminário "A escola e seu lugar na contemporaneidade: desafios e possibilidades".
Durante quatro segundas-feiras consecutivas, profissionais da educação participaram de encontros que exploraram as dinâmicas escolares e as relações entre professores, alunos e famílias. Sob a liderança de Ana Genescá e Tatiana Amaral, coordenadora e docente da Pós-Graduação em Psicopedagogia do Pró-Saber, os participantes refletiram sobre estratégias para que a escola continue a formar pessoas de maneira integral, indo além do simples desenvolvimento de habilidades para o mercado profissional.
O seminário atraiu um público diverso, incluindo psicopedagogos, pedagogos, professores e membros da comunidade escolar. Os encontros abordaram temas cruciais para a educação contemporânea, como a influência do contexto sobre a educação escolar, a função da escola nestes novos cenários e os novos desafios para as relações professores-alunos e família-escola.
Debates inspiradores com grupo heterogêneo
O professor e diretor da Escola Sá Pereira, Helcio Alvim, destacou a importância de um olhar prospectivo na educação: "Discute-se muito esse tema hoje, mas quase sempre com um olhar retrospectivo e de lamentação. Aqui, o que a gente fez foi pensar para frente, pensar propositivamente, pensar com um olhar que nos ajuda a repensar o futuro da educação".
Flavia Nahon, psicóloga de educação infantil da Escola Elieser Max, também ressaltou a abordagem do tema: "Foram quatro aulas muito surpreendentes sobre os desafios e limites da escola na contemporaneidade. Me surpreendeu muito a forma como elas abordaram o tema, acho que vai contribuir muito para o que eu faço na escola, para o trabalho no dia a dia, que realmente é cheio de desafios”.
Teresa Ourivio, também docente do Pró-Saber, destacou a oportunidade rara de se reunir com colegas de diversas escolas e trocar com pares: “A gente é diferente, mas também é parecido, a gente está vivendo os mesmos problemas e tem diferentes recursos para encarar os desafios que as escolas trazem para a gente hoje”. A troca com pares também foi um ponto alto dos encontros para Renata Paraense, coordenadora criativa da Escola Eleva Botafogo: “Foi uma experiência incrível ouvir essas duas educadoras maravilhosas e poder trocar com tantos outros educadores. Eu acho que é muito importante, neste momento, a gente fazer como dizia o Nego Bispo, e confluir para pensar um mundo melhor e o futuro dessas crianças”.
Para Ana Genescá e Tatiana Amaral, o seminário cumpriu bem sua proposta, oferecendo um espaço rico para reflexão e discussão sobre os caminhos da educação no mundo atual, reafirmando o compromisso do Pró-Saber em promover uma educação integral e adaptada às novas realidades.