Pró-Saber

Quem somos

O Pró-Saber é uma faculdade particular gratuita que trabalha pela valorização da educação. Acreditamos que a educação infantil de qualidade é condição primordial para a solução do problema do analfabetismo e o principal pilar da redução da desigualdade no Brasil. Desde 2004, formamos professores que trabalham em creches da rede pública do município do Rio de Janeiro, cujo trabalho beneficia, direta e indiretamente, cerca de 4.000 crianças de até 6 anos em 133 creches de 67 comunidades.

Instituição recredenciada pela Portaria MEC nº 908 de 17/08/2016, publicada no D.O.U. em 18/08/2016, página 23, seção 11.

Equipe

Maria Cecília Almeida e Silva

Diretora-geral

Clara Araújo

Vice-diretora e Coordenadora do Curso Normal Superior

Madalena Freire

Coordenadora Pedagógica

Heloisa Protásio

Coordenadora Administrativa

Ana Genescá

Coordenadora da Pós-Graduação em Psicopedagogia

Ana Celina

Coordenadora da Clínica Psicopedagógica

Claudia Sabino

Coordenadora do Estágio da Graduação

Ana Paula Pedro Carneiro

Coordenadora de projetos e docência na pós-graduação em Psicopedagogia

Nossa filosofia de trabalho está presente em três projetos fora do município do Rio de Janeiro. Desde 2003, o Pró-Saber São Paulo atua na comunidade de Paraisópolis para reduzir a desigualdade por meio da garantia do direito de toda criança Ler&Brincar. No Vale do Cuiabá, somos responsáveis, desde 2011, pelo projeto pedagógico e pela supervisão da Escola de Educação Integral Padre Quinha, que é o Colégio de Aplicação do Pró-Saber. E na região do Brejal, distrito de Petrópolis, desenvolvemos o projeto Fazenda Vira-Mundo.

Conheça nossa história

  • 1987

    O Pró-Saber é fundado como Centro de Estudos e Atendimento Psicopedagógico para crianças com dificuldade na escola.

  • 1995

    Estende sua atuação para a prevenção dos problemas de aprendizagem, começando pelo CIEP Agostinho Neto, no Humaitá. Ali nasce o projeto “Heróis da Resistência”, trabalho de psicopedagogia institucional em uma escola pública de tempo integral, envolvendo professores, famílias e funcionários.

    Trabalha na construção do Projeto Político Pedagógico da creche “Cantinho da Natureza”, no Morro dos Cabritos.

  • 2000

    Baseado na teoria construtivista, o projeto “Fazendo Arte’ estimula a criação de brinquedos e jogos a partir de materiais recicláveis.

  • 2001

    “Fazendo Arte” se amplia e culmina no projeto “Trilhas do conhecimento”, no Jardim Botânico, patrocinado pela IBM.

  • 2002

    Em parceria com o Centro de Liderança da Mulher (CELIM), inicia-se o curso de formação em serviço, em nível médio para professoras de creches comunitárias.


    O PROJETO Constelação é criado e busca a implementação de polos sócio-educativos em comunidades onde o Pró-Saber está presente. Inaugura-se o verbo “CONSTELAR” quando um aluno explica que não precisa mais participar do projeto, pois já se tornara um “constelado”.


    Início do projeto “Formação de formadores”, que busca a permanente oxigenação do conhecimento dos professores.

  • 2003

    O Pró-Saber chega a São Paulo, na comunidade de Paraisópolis.


    Pesquisa sobre o valor da amizade em escolas particulares e públicas resulta no projeto “Jovens ensinando jovens”, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Alunos dos colégios Santo Inácio e Pedro II atuam como professores de alunos moradores de 12 comunidades, com objetivo de aumentar o acesso a escolas que oferecem Ensino Médio de qualidade.


    O projeto culmina na montagem do musical “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque, no Circo Voador e no Teatro João Caetano.

  • 2004

    O Ministério da Educação e Cultura (MEC) credencia o Pró-Saber como Instituto Superior de Educação e autoriza a abertura do Curso Normal Superior, faculdade particular gratuita que forma professores de Educação Infantil que já atuam em creches em comunidades carentes do Rio de Janeiro.

  • 2005

    Primeiro vestibular para o Curso Normal Superior do ISEPS.

  • 2006

    O Pró-Saber ganha o prêmio UNESCO-Criança Esperança para a implementação de brinquedotecas e bibliotecas em dez creches comunitárias.

  • 2007

    Começa o projeto "Novos Horizontes", em parceria com professores da Escola Alemã Corcovado, que selecionou 27 jovens de 14 escolas da rede pública para, por três anos e meio, receber ensino de excelência e ingressar na Universidade em condições de igualdade com aqueles que tiveram acesso a ensino de qualidade no Ensino Fundamental.

  • 2008

    No CIEP Agostinho Neto, o projeto "Acreditar para ver", apoiado pelo Instituto Dynamo, comprova a possibilidade de alfabetização para todos.

  • 2009

    Firmado convênio com a PUC-RJ para que o estágio curricular de experiência docente dos alunos de Pedagogia realize-se no Pró-Saber.


    Recebe o título Instituição Cidadania 2009, iniciativa da UNESCO, Associação Brasileira de Imprensa e Folha Dirigida.

  • 2010

    Assume a coordenação da escola de tempo integral Padre Quinha, em Petrópolis, no Vale do Cuiabá, que passa a funcionar como Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação.


    Início da oferta de cursos de extensão em áreas correlatas e complementares às de atuação do Pró-Saber. Abertos a um público mais amplo, os cursos integram o programa de formação continuada do Instituto.

  • 2011

    Início do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu. Especialização em Psicopedagogia Clínica, Escolar e Comunitária.

  • 2014

    Criada a Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

  • 2015

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    Lançamento da revista ao Largo, dedicada a pensar a confluência entre arte, educação, filosofia.

  • 2016

    Criação dos Laboratórios de Pensamento, seminários realizados inicialmente em parceria com a Escola Parque e com o Colégio Andrews.

    Firmado Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Design da PUC-Rio visando o desenvolvimento de projetos sócio-educacionais para participantes do Projeto Constelação.

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  • 2018

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    Realizado o primeiro Laboratório do Pensamento em uma escola pública – a Escola Municipal Joaquim Abílio Borges.


    Edições Pró-Saber lança no Brasil o livro “Sobre a Estética”, de Edgar Morin.

  • 2019

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    Pró-Saber participa da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), com apresentação das alunas do segundo ano do Curso Normal Superior.


    Início do trabalho de supervisão psicopedagógica na creche da Fundação Casa Santa Ignez

  • 2020

    Adotado o ensino remoto em todas as frentes de atuação.

  • 2021

    Campanha "A Fome não Espera" distribui 1.300 cestas básicas em cinco instituições parceiras.


    Projeto-piloto de alfabetização on-line “Aventura do saber”, realizado com a Escola Municipal Darcy Corrêa da Veiga, Petrópolis.

  • 2022

    10º vestibular para o Curso Normal Superior


    Lançamento do projeto “Maria da Penha vai à creche” de prevenção e enfrentamento da violência contra mulheres.

  • 2023

    Pró-Saber recebe a Medalha Pedro Ernesto (17/3)


    Instituto Beja patrocina a Turma 2023 do Curso Normal Superior


    Assinado convênio com a PUC-Rio para cooperação e intercâmbio de atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços técnicos especializados. (6/10)

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