

Pró-Saber
Quem somos
O Pró-Saber é uma faculdade particular gratuita que trabalha pela valorização da educação. Acreditamos que a educação infantil de qualidade é condição primordial para a solução do problema do analfabetismo e o principal pilar da redução da desigualdade no Brasil. Desde 2004, formamos professores que trabalham em creches da rede pública do município do Rio de Janeiro, cujo trabalho beneficia, direta e indiretamente, cerca de 4.000 crianças de até 6 anos em 133 creches de 67 comunidades.
Equipe
Nossa filosofia de trabalho está presente em três projetos fora do município do Rio de Janeiro. Desde 2003, o Pró-Saber São Paulo atua na comunidade de Paraisópolis para reduzir a desigualdade por meio da garantia do direito de toda criança Ler&Brincar. No Vale do Cuiabá, somos responsáveis, desde 2011, pelo projeto pedagógico e pela supervisão da Escola de Educação Integral Padre Quinha, que é o Colégio de Aplicação do Pró-Saber. E na região do Brejal, distrito de Petrópolis, desenvolvemos o projeto Fazenda Vira-Mundo.
Conheça nossa história
1987
O Pró-Saber é fundado como Centro de Estudos e Atendimento Psicopedagógico para crianças com dificuldade na escola.
1995
Estende sua atuação para a prevenção dos problemas de aprendizagem, começando pelo CIEP Agostinho Neto, no Humaitá. Ali nasce o projeto “Heróis da Resistência”, trabalho de psicopedagogia institucional em uma escola pública de tempo integral, envolvendo professores, famílias e funcionários.
Trabalha na construção do Projeto Político Pedagógico da creche “Cantinho da Natureza”, no Morro dos Cabritos.
2000
Baseado na teoria construtivista, o projeto “Fazendo Arte’ estimula a criação de brinquedos e jogos a partir de materiais recicláveis.
2001
“Fazendo Arte” se amplia e culmina no projeto “Trilhas do conhecimento”, no Jardim Botânico, patrocinado pela IBM.
2002
Em parceria com o Centro de Liderança da Mulher (CELIM), inicia-se o curso de formação em serviço, em nível médio para professoras de creches comunitárias.
O PROJETO Constelação é criado e busca a implementação de polos sócio-educativos em comunidades onde o Pró-Saber está presente. Inaugura-se o verbo “CONSTELAR” quando um aluno explica que não precisa mais participar do projeto, pois já se tornara um “constelado”.
Início do projeto “Formação de formadores”, que busca a permanente oxigenação do conhecimento dos professores.
2003
O Pró-Saber chega a São Paulo, na comunidade de Paraisópolis.
Pesquisa sobre o valor da amizade em escolas particulares e públicas resulta no projeto “Jovens ensinando jovens”, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Alunos dos colégios Santo Inácio e Pedro II atuam como professores de alunos moradores de 12 comunidades, com objetivo de aumentar o acesso a escolas que oferecem Ensino Médio de qualidade.
O projeto culmina na montagem do musical “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque, no Circo Voador e no Teatro João Caetano.
2004
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) credencia o Pró-Saber como Instituto Superior de Educação e autoriza a abertura do Curso Normal Superior, faculdade particular gratuita que forma professores de Educação Infantil que já atuam em creches em comunidades carentes do Rio de Janeiro.
2005
Primeiro vestibular para o Curso Normal Superior do ISEPS.
2006
O Pró-Saber ganha o prêmio UNESCO-Criança Esperança para a implementação de brinquedotecas e bibliotecas em dez creches comunitárias.
2007
Começa o projeto "Novos Horizontes", em parceria com professores da Escola Alemã Corcovado, que selecionou 27 jovens de 14 escolas da rede pública para, por três anos e meio, receber ensino de excelência e ingressar na Universidade em condições de igualdade com aqueles que tiveram acesso a ensino de qualidade no Ensino Fundamental.
2008
No CIEP Agostinho Neto, o projeto "Acreditar para ver", apoiado pelo Instituto Dynamo, comprova a possibilidade de alfabetização para todos.
2009
Firmado convênio com a PUC-RJ para que o estágio curricular de experiência docente dos alunos de Pedagogia realize-se no Pró-Saber.
Recebe o título Instituição Cidadania 2009, iniciativa da UNESCO, Associação Brasileira de Imprensa e Folha Dirigida.
2010
Assume a coordenação da escola de tempo integral Padre Quinha, em Petrópolis, no Vale do Cuiabá, que passa a funcionar como Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação.
Início da oferta de cursos de extensão em áreas correlatas e complementares às de atuação do Pró-Saber. Abertos a um público mais amplo, os cursos integram o programa de formação continuada do Instituto.
2011
Início do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu. Especialização em Psicopedagogia Clínica, Escolar e Comunitária.
2014
Criada a Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
2015
Lançamento da revista ao Largo, dedicada a pensar a confluência entre arte, educação, filosofia.
2016
Criação dos Laboratórios de Pensamento, seminários realizados inicialmente em parceria com a Escola Parque e com o Colégio Andrews.
Firmado Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Design da PUC-Rio visando o desenvolvimento de projetos sócio-educacionais para participantes do Projeto Constelação.
2017
Pró-Saber comemora 30 anos de existência.
2018
Realizado o primeiro Laboratório do Pensamento em uma escola pública – a Escola Municipal Joaquim Abílio Borges.
Edições Pró-Saber lança no Brasil o livro “Sobre a Estética”, de Edgar Morin.
2019
Pró-Saber participa da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), com apresentação das alunas do segundo ano do Curso Normal Superior.
2020
Adotado o ensino remoto em todas as frentes de atuação.
2021
Campanha "A Fome não Espera" distribui 1.300 cestas básicas em cinco instituições parceiras.